Contos Maravilhosos
Os alunos do 6º Ano I, orientados pela professora Marlene nas aulas de Redação, produziram versões de contos clássicos escolhidos por eles, em formato de livrinhos.
O resultado foi maravilhoso!
Os alunos do 6º Ano I, orientados pela professora Marlene nas aulas de Redação, produziram versões de contos clássicos escolhidos por eles, em formato de livrinhos.
O resultado foi maravilhoso!
Os alunos do 8º Ano I e II, durantes as aulas de História com a professora Rosane Figueiredo, e Arte com o professor Kauan Puga, pesquisaram “Minas Gerais no Brasil Colônia”, em temas como: exploração do ouro, prata, diamantes, Arte Barroca, igrejas, Estrada Real, tropeiros etc.
Após a pesquisa, a atividade foi finalizada com uma exposição dos trabalhos e um saboroso café mineiro!
A visita de nossa sempre aluna Marina Hadad Bolzan, na comemoração de seus 80 anos, muito nos alegrou e “por um triz já era futuro”, como dizia Clarice Lispector.
Marina veio reencontrar o tempo e espaço de anos felizes e esperançosos de sua vida. O que lhe disse o real: fachada, corredor, portas, janelas?
Deve ter dito: Ei-la novamente aqui! Foi um triz! Venha sempre revisitar essa parte da sua existência!
“O Colégio Santo André na minha formação como cidadã foi profundamente importante. Foi uma formação abrangente que me deu a base para distinguir e escolher entre o bem e o mal, a bondade e o ódio e me tornar uma cidadã que ama sua Pátria e quer vê-la se tornar a Pátria com a qual todos os brasileiros sonham.
O CSA foi a base para eu ter uma vida movida pelo amor e pela coragem. Não fossem os cinco anos que aqui passei como aluna interna, talvez eu não tivesse suportado tantas dificuldades que a vida me apresentou. Posso tranquilamente dizer que foram os melhores anos da minha vida
Que esse querido Santo André continue a “transformar” vidas. Que seus mestres, guiados pelo Espírito Santo, possam contribuir com seu trabalho para a construção de um mundos melhor para esta e para as futuras gerações”.
Encontros de preparação para a Celebração da Páscoa – FI – CSA/2018
Preparando-nos para celebrar a Páscoa de Jesus, vivenciamos nos momentos de partilha, na roda de conversa, na meditação, na experiência de escuta e leitura de mundo como nossos “sentidos” nos falam das maravilhas de Deus.
Quando olhamos um amigo, aquele que caminha conosco, podemos perceber sua alegria no sorriso, sua tristeza na quietude, sua dor na lágrima… Quando o escutamos e o acolhemos no abraço, tomamos consciência do ir além do encontro, do se fazer também sentir, ao nos colocarmos em seu lugar. Trazendo-o para junto de nós nos permitimos partilhar consigo aquilo que temos: uma conversa, um brinquedo, um pedaço cheiroso do lanche, a brincadeira no pátio do colégio rodeada pelo canto dos passarinhos, o aroma da terra molhada depois da chuva, o perfume das flores e da grama podada. Certamente, a experiência fará com que nos sintamos bem melhores.
Dessa forma, saborearemos de tudo aquilo que nos é dado por Deus com gratuidade. E felicidade é isso: perceber que Deus nos fala através dos sentidos.
Quando treinamos o sentir, quando nos dispomos a perceber o outro, estaremos preparados para celebrar a maior festa cristã: a “Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Esta é a atividade contemplativa: ver Deus no mundo e o mundo em Deus.
Shalom! Paz!
Professora Tutti Góes de Lima
Através da história de um passarinho presente no Calvário, nossos pequenos da Educação Infantil puderam vivenciar a Ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador!
A Ressurreição de Jesus na visão de um passarinho
Pousado no madeiro da cruz onde estava Jesus, um passarinho presenciou todo seu calvário. Inconformado com tamanha dor, tentava amenizar o sofrimento do nosso Salvador.
— Meu bom Jesus, desejo matar sua sede trazendo-lhe água fresca em meu biquinho…
Mas o pequeno pássaro, por mais esforço que fizesse, não conseguiu…
— Querido Jesus, quero tirar sua dor abanando minhas asinhas com bastante força…
A intenção era boa, mas os machucados eram muitos e ele não conseguiu…
— Jesus, meu amigo, quero enxugar suas lágrimas com meu carinho de passarinho…
A tristeza era grande demais… Novamente a tentativa falhou e ele não conseguiu…
— Amado Jesus, quero levá-lo para bem longe dessa gente má…
Mas o pássaro era tão pequenino… Impossível tirá-lo dali …
Em meio a tanto sofrimento, Jesus olhou para o passarinho e sorriu porque percebeu a grandeza e a bondade de seu coração. Então sussurrou:
— Vai passar…
Quando Jesus deu o último suspiro, houve um grande tremor de terra e a luz do sol se apagou. Quem estava por perto de Jesus saiu correndo de medo. Os que não acreditavam que Ele era o Filho de Deus, passaram a acreditar. E o passarinho, triste e frustrado, voou para longe.
No domingo de Páscoa, sabendo que Jesus havia ressuscitado, o passarinho decidiu voltar ao Calvário e lá encontrou um presente maravilhoso! Na cruz vazia havia um canteiro de margaridas brancas. Um grande coração, igualmente branco, sustentava pequenos girassóis amarelos em seu contorno. Maravilhoso!!!
Jesus deixou o presente para o passarinho como se fosse um recadinho:
— Deixo para você, bondoso passarinho, um canteiro de belas flores. Aqui poderá fazer seu ninho e se alimentar de suas sementes e doce mel. O coração branco representa a paz que desejo a você. Shalom!
Texto: Professora Tutti Góes de Lima
Acreditando no mundo novo que nasce com a Ressurreição de Jesus, os alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Direção e Professores participaram da Celebração Eucarística da Páscoa, na manhã de 5 de abril, na Capela do nosso colégio.
Um novo projeto será iniciado na Estação Meteorológica Didática do Colégio Santo André, localizada no Bosque Santo André. Os alunos durante o mês de abril, na disciplina de Geografia, coletarão dados e preencherão duas tabelas referentes ao tempo atmosférico. A primeira informará as seguintes percepções de tempo: sensação térmica, direção dos ventos e fenômenos meteorológicos como neblina, nevoeiro, halo lunar ou solar, nebulosidade e visibilidade horizontal. E a segunda conterá anotações referentes aos dados dos aparelhos disponíveis: barômetro digital, anemômetro, termômetro de máxima e mínima, bússola, higrômetro, biruta, pH (precipitação atmosférica) e tipos de nuvens.
Após as experiências com a coleta de dados na Estação Meteorológica Didática do Colégio Santo André, propõe-se ao grupo a solução para o seguinte problema: houve em Jaboticabal – SP alguma alteração no clima? Os alunos deverão construir os seguintes objetivos com o intuito de resolver essa questão: compreender os conceitos de tempo e clima; analisar dados atmosféricos disponíveis sobre o município; produzir relatos das pessoas; visitar uma estação meteorológica automática. Dessa forma, valoriza-se a ideia de aprender a fazer experiências, pesquisas com enfoque na descoberta, entre outras atividades que elevam o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento.
A educação por projeto tem como objetivo principal ampliar as competências dos alunos na solução dos problemas propostos em sala de aula. Os trabalhos em grupos, além da importância técnica e estratégica nas atividades em sala de aula, são condições básicas para o desenvolvimento intelectual e da consciência dos alunos. Prioriza-se uma aprendizagem que tenha significado para o aluno com conteúdos escolares conectados a sua realidade. Também, em grupos os alunos sentem-se solidários aos colegas e participam de forma harmoniosa respeitando as regras de convivência, que asseguram um clima de entendimento dentro da sala de aula e projetos transdisciplinares.
O projeto também estabelece relações com outras disciplinas. Os dados coletados serão trabalhados com o auxilio do professor de Matemática gerando tabelas e gráficos. Por meio de software que dispõem de planilhas eletrônicas, as informações serão organizadas para posterior leitura e interpretação. Em parceria com a professora de Língua Portuguesa, um relatório será produzido pelos alunos a respeito de suas experiências no projeto, como por exemplo, sensações e variações do tempo e mudanças na pressão atmosférica local.
A avaliação se fará presente em todas as fases do projeto. Valorizando-se os saberes escolares e o conhecimento de mundo dos alunos. A educação por projeto avalia as compreensões de novas formas de aprendizagem, elaboradas pelos estudantes, pois, são eles quem devem definir quais caminhos são viáveis para a aprendizagem significativa.
Professor Baltasar F. Garcia Filho
REFERÊNCIAS:
CEFET/RJ Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Ministério da Educação. Disponível em: meteoro.cefet-rj.br/almir/observacional/observacional_visibilidade_1_12.pdf.
MADALENA, I. R.; MADALENA, A. B. L. R.; SOUSA, R. R. ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DIDÁTICA UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA. In: Congresso de Educação-Câmpus de Iporá. 2015. p. 446-456.
MAIA, D. C; SILVA, S. L. F.; CHRISTOFOLETTI, A. L. H. “COMO ESTÁ O TEMPO HOJE?”. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Revista Geonorte, Manaus, v. 1, p. 1-8, 2012.
“Se a criança busca brincar com força, é seu imaginário pedindo mais energia. Se brinca de flutuações e giros, é a alma pedindo para nutrir-se de leveza. Lidar com matérias-primas permite que ela sinta a vida por meio da leveza, dureza, do peso, do calor, da força” (PIORSKI).
Nesta perspectiva, brincar com elementos naturais é uma forma de conhecimento e os alunos do 2º Ano, depois de entrarem em contato com a literatura sobre a cultura das crianças indígenas e quilombolas, puderam comparar suas práticas de brincadeiras, em seu contexto social, investigando no bosque do Colégio Santo André elementos naturais que pudessem proporcionar muitas brincadeiras.
Construir a paz supõe nos armar de afeto, disponibilidade, empatia e gentileza no relacionamento com os outros. Abandonar o grito, as palavras rudes, o dedo apontado, o julgamento, o preconceito. Acolher, ouvir, valorizar, compreender. Supõe deixar de lado a indiferença e ser solidário, generoso, cuidadoso nas escolhas, palavras e atitudes por considerar que as nossas ações afetam os outros.
Que tal somar forças com a gente? Vamos juntos construir um mundo de paz?
A Fraternidade e a superação da violência é o tema proposto pela Campanha da Fraternidade 2018 e também das nossas reflexões como escola para este ano.
“… acolhamos a graça da Ressurreição de Cristo! Deixemo-nos renovar pela misericórdia de Deus, deixemo-nos amar por Jesus, deixemos que a força do seu amor transforme também a nossa vida, tornando-nos instrumentos desta misericórdia, canais através dos quais Deus possa irrigar a terra, guardar a criação inteira e fazer florir a justiça e a paz”. Papa Francisco